top of page
desCLASSIFICADO.png

desCLASSIFICADOS
Concurso Literário

CLASSIFICADO.png

REGULAMENTO

Categorias:

Contos (ou mini/micro contos) e Poesias

Quantidade:

1 conto (ou mini/micro conto) ou 1 poesia por candidato. 
- Caso seja enviado mais de um texto de mesma autoria, será considerado apenas o último envio. 
- Caso seja enviado mais de um texto dentro do mesmo documento, a inscrição será desconsiderada.
- Quando da publicação dos textos selecionados na coletânea em formato e-book, será firmado contrato com os autores, o que incluirá solicitação de documentação pessoal. Assim, reforça-se que cada autor só pode participar com UM TEXTO, pois a duplicidade impedirá a assinatura contratual, sendo o texto e o autor substituídos por outro participante.

Condições de participação:

- Textos nas modalidades Conto (ou mini/micro contos) ou Poesia que tenham sido DESclassificados em concursos literários nacionais ou internacionais, independente do motivo.
- O autor do texto deve ser detentor dos direitos sobre a obra inscrita.
- Textos em língua portuguesa.
- Autores brasileiros, residentes ou não no Brasil. Caso o autor não resida no Brasil, é obrigatório que ele possua conta corrente no Brasil, para eventuais pagamentos de royalties de vendas da coletânea a ser lançada.
- Qualquer idade. Caso o autor selecionado seja menor, quando da publicação, será obrigatório que ele encaminhe à organização declaração do responsável autorizando a publicação. O modelo de declaração será enviado junto com o contrato de publicação, durante o processo de edição do e-book.
- Tema livre.
- Não serão aceitos textos que, embora desclassificados, tenham recebido menção honrosa.
- Não se exige ineditismo.
- Caso o texto rejeitado tenha sido classificado em outro concurso ou tenha sido publicado em algum suporte, ele também pode ser inscrito, desde que não haja conflito com direitos autorais.
- Não se exige exclusividade. No entanto, se o texto inscrito neste concurso for inscrito simultaneamente em outro(s) prêmio(s), é forçoso que o autor avalie o que lhe parecer mais vantajoso em termos editoriais, uma vez que os textos inscritos aqui não poderão ser removidos do concurso em nenhuma de suas fases.
- Preferencialmente, o conteúdo do texto inscrito neste concurso deve manter-se idêntico de quando foi inscrito no concurso que o rejeitou. No entanto, caso o autor tenha alterado o conteúdo, que essa alteração não ultrapasse 10% do total do texto. Ex: se o texto contiver 2 mil palavras, que as alterações não excedam 200 palavras. Essa limitação evitará que o texto seja descaracterizado, mantendo-o majoritariamente da maneira que o levou à desclassificação. No caso de haver alteração, ela deve estar grafada no texto com negrito sublinhado.

 

Formatação do texto rejeitado e dos demais elementos da(s) página(s):

O texto rejeitado deve ser enviado em extensão doc, docx, odt ou em qualquer outra extensão de texto editável; 
Fonte Times New Roman ou Liberation Serif, tamanho 12;
Entrelinhas 1,5;
Todas as margens em 2,5 cm;
Não há limite de páginas, desde que todo o conteúdo constitua apenas UM texto que se enquadre nas categorias Conto (ou mini/micro conto) ou Poesia;
Caso o conteúdo do texto rejeitado aqui inscrito tenha sido alterado após a desclassificação, as alterações devem estar destacadas em negrito sublinhado.
Além do texto, devem constar no documento: 
- título do texto, se houver, centralizado;
- nome autoral para publicação (nome, nome social ou pseudônimo) alinhado à direita (este nome deve ser idêntico ao nome inserido na ficha de inscrição);
- é permitida a inserção de dedicatória ou epígrafe (ou ambas), sempre em itálico, alinhadas à direita, abaixo do nome de autoria, ou no final do texto;
- não numerar as páginas;
- não incluir biografia (a biografia será solicitada posteriormente);
- não inserir imagens.

Inscrição do texto rejeitado:

 

As inscrições devem ser feitas através do formulário disponível AQUI.
 

Nesse link, o candidato precisará informar nome para publicação, título do texto rejeitado (se houver) e e-mail de contato. Em seguida, deverá anexar o texto e responder questões relacionadas ao texto rejeitado que pretende inscrever neste concurso. Na segunda página do formulário, são solicitadas informações relacionadas estritamente ao concurso literário que rejeitou o texto.
- O formulário aceitará informações de unicamente UM CONCURSO que tenha rejeitado o texto. Assim, caso o texto tenha sido rejeitado em mais de um concurso, sugere-se ao participante que informe no formulário dados referentes ao último concurso em que o texto foi DESclassificado, isto é, a rejeição mais recente.

Prazos:

Inscrições: até as 23:59 de 15 de setembro de 2025
Resultado: A lista contendo os nomes dos autores selecionados para a coletânea será publicada na página do concurso em 01 de novembro de 2025.

 

Critério de seleção:

Para evitar uma dupla rejeição dos textos, os trabalhos recepcionados neste concurso classificar-se-ão com base exclusivamente no critério de diversidade de concursos.
Queremos exibir um panorama o mais amplo possível dos textos que os concursos literários atuais rejeitam. Por essa razão, os textos rejeitados que selecionaremos serão os mais diversos possíveis, oriundos de desclassificação em concursos de todo tipo. A intenção é que cada texto selecionado aqui reflita um concurso literário diferente.
Por essa razão, os textos rejeitados que, após análise, não se classificarem para publicação, sob nenhuma hipótese sê-lo-ão devido ao texto em si, mas devido somente a questões organizacionais secundárias.
- Porque este concurso se destina à publicação de um e-book com até 50 textos, a seleção também poderá ser impactada por esta limitação quantitativa.

Premiação:

Todos os trabalhos selecionados serão reunidos numa coletânea e publicados em formato e-book para venda. A cada 6 meses, a contar da publicação, será feito o levantamento de vendas do e-book, para rateamento do valor entre os autores. A divisão obedecerá à seguinte porcentagem, independentemente do valor acumulado no período: 
*** 85% divididos entre os autores publicados
*** 15% para os organizadores da coletânea
Esse rateamento será repetido semestralmente, durante 2 anos consecutivos, imediatamente após o lançamento da coletânea. 
Quando do rateamento, será necessário que os autores dos textos publicados forneçam dados de conta corrente ou poupança nacionais para depósito de valores devidos. Se a referida conta estiver em nome de terceiros, será obrigatório ao autor encaminhar declaração autorizando o depósito. Se o autor do texto selecionado for menor de idade e não possuir conta nacional em seu nome, poderá receber valores devidos na conta do responsável ou de terceiros, sendo também obrigatório, em ambos os casos, o envio de declaração pelo responsável autorizando o depósito.
Na execução do rateamento, os autores receberão relatório consolidado com o descritivo da arrecadação de vendas, para conferência.
- O valor de porcentagem acima listado será líquido, isto é, já descontados os valores de qualquer pagamento, tarifa ou taxa necessários à distribuição do e-book em plataformas, sites ou app de terceiros.
- Caso haja publicação da coletânea em formato de livro físico, as porcentagens e condições de rateamento permanecerão as mesmas, tendo a data da publicação do livro como início da contagem dos prazos acima estabelecidos.
- Todos os autores dos textos selecionados receberão um certificado digital
- Embora o concurso se destine à publicação de uma coletânea, os organizadores se comprometem a divulgar, sempre que possível, os nomes de todos os selecionados nos meios em que divulgar o e-book, a fim de dar visibilidade individual aos autores que compõem a coletânea. 

Condições finais:

O autor do texto rejeitado que for classificado neste concurso permanecerá detentor dos direitos sobre a obra.
Ao inscrever o texto rejeitado neste concurso, o seu autor aceita que a obra permaneça inscrita em todas as fases, desde a análise inicial à publicação final (e seus desdobramentos), se for selecionado.
O envio do texto rejeitado para este concurso obriga o autor a obedecer às determinações deste regulamento. No entanto, apenas os autores dos textos publicados na coletânea ficam obrigados ao que prevê o item “Premiação” (e seus desdobramentos).
A veracidade das declarações neste concurso compete exclusivamente ao autor do texto rejeitado aqui inscrito. Caso o texto não tenha sido desclassificado em algum concurso literário, mas o autor falsamente o declare como tal, a responsabilidade pela falsidade é inteiramente do declarante, em todos os níveis judiciais e extrajudiciais.
O erro das declarações neste concurso, embora também compita exclusivamente aos autores do texto, pode ser reparado de duas formas:
1) Caso o autor do texto deseje reparar erro de declarações dentro do período de inscrições, basta-lhe reenviar o texto com as informações corrigidas através do próprio formulário de inscrição, pois a inscrição válida será sempre a última recebida.
2) Caso deseje reparar erro de declarações após encerrado o período de inscrições, o autor deverá aguardar a seleção final e então, tendo seu texto sido escolhido para a publicação, acionar a organização através do formulário de contato na página do concurso, informando o erro que pretende reparar.
- O erro das declarações a retificar deve ser sempre pontual, sem jamais comprometer a veracidade das declarações, sob o risco de inabilitação.
Dada a impossibilidade de os responsáveis por este concurso verificarem se um texto aqui inscrito foi, de fato, rejeitado em algum concurso literário, recomenda-se aos autores que mantenham em sua guarda comprovante de inscrição no concurso que desclassificou o texto. Porém, esse comprovante servirá apenas para respaldo próprio, pois ***não será*** solicitado pela organização deste concurso em nenhuma de suas etapas de realização.

 

Atendimento:

Informações a respeito deste concurso devem ser solicitadas exclusivamente através do formulário de Contato deste site, selecionando-se a aba “desCLASSIFICADOS”.

Organização:
Sr. Reais

Jorge Luiz Lima de Souza

***

bottom of page