Artista BR

Cinema Nacional
Por conta do seu foco em público, a Artista BR está sempre atenta às estatísticas de bilheteria de arte, pois essa é a realidade que nenhuma outra estratégia é capaz de camuflar. De nada adianta boas ideias, investimento, propaganda, mídia etc., se o resultado final da arte for bilheterias vazias.
No Brasil, uma das artes cujas estatísticas de plateia são mais acessíveis é o cinema. A Agência Nacional de Cinema – ANCINE divulga periodicamente dados relativos à ponta desse setor, isto é, ao consumo final, por parte do público, das produções nacionais.
Embora sejam informações muito amplas, há certos pontos que a ANCINE não esmiúça. Por exemplo, os gêneros de filmes. Nos relatórios divulgados pela agência, encontramos apenas divisões gerais: Ficção, Animação e Documentário.
Diante desse vácuo informativo, a Artista BR analisou, exaustivamente, filme a filme nacional, dos anos de 2023 e 2024, com público de MIL até CEM MIL pessoas, para classificá-los por gênero. Essa nova informação tem o objetivo de ajudar a cadeia produtiva do cinema a entender melhor o que o público prefere.
O resultado dessa classificação pode ser visto no gráfico abaixo:

Além da informação dos gêneros dos filmes nacionais e da quantidade de longas por gênero, também foi analisada a lotação de salas de cinema.
Sabemos que o Brasil conta com pouco mais de 3.500 salas de exibição. Sabemos também, graças aos relatórios da ANCINE, a quantidade exata de assentos em cada uma dessas salas. Assim, após traçar a média, chegou-se ao número de 190 assentos por sala de cinema.
Com essa informação em mãos, procedeu-se a verificar se os filmes nacionais com MIL até CEM MIL espectadores, lançados entre 2023 e 2024, conseguiram ocupar todos os assentos dessas salas.
O resultado é visto a seguir:

Como se nota acima, os filmes referidos sofreram uma defasagem na ocupação de assentos. O que indica que, a cada longa exibido numa sala (cuja média de assentos é de 190 lugares), a ocupação não chegou nem a 150 assentos.
Isso representa perda, pois ao alugar uma sala para exibição, o ideal é que todos os assentos sejam ocupados.
A seguir, temos uma visão preocupante da análise entre População Brasileira e público de todos os Filmes Nacionais lançados em 2023 e 2024. Afinal, quanto da nossa população assiste a produções daqui? O resultado desastroso é mostrado abaixo:


É patente que os envolvidos na cadeia de produção do cinema nacional precisam passar a desenvolver produtos mais populares. Aliás, em comparação com outros países, o cenário se torna mais evidente.
No gráfico abaixo, a Artista BR traçou um panorama entre a população de 7 países e seus públicos de cinema, a fim de averiguar qual povo mais consome a arte do cinema. Eis o resultado de 2024:

Observem que o gráfico acima engloba filmes nacionais e estrangeiros. Ainda assim, no Brasil, a população é infinitamente maior do que o público dessa arte. Isso aponta a rejeição do povo brasileiro não apenas a filmes nacionais, mas à arte cinematográfica como um todo. Pode-se afirmar que o cinema se tornou uma das artes mais impopulares no Brasil.
Retornando ao tópico Gêneros de Filmes, a Artista BR decidiu tocar num ponto indigesto. Afinal, será verdadeira a lenda de que as redes sociais influenciam positivamente em termos de plateia de arte?
Para responder a essa questão, procedeu-se a uma exaustiva — e inédita — averiguação. Uma vez separados os filmes nacionais de 2023 a 2024, com público de MIL a CEM MIL pessoas, coletou-se, filme a filme, a quantidade de seguidores no Instagram dos protagonistas desses filmes.
Como se verificará abaixo, ao passo que o máximo de público desses filmes foi de CEM MIL pessoas, o volume de seguidores dos protagonistas chegava a quase 60 MILHÕES. Vejamos:

*** O gráfico acima expressa, em milhões, o somatório da quantidade de seguidores no Instagram dos protagonistas do MELHOR e do PIOR filme nacional por gênero, em termos de plateia, lançados em 2023 e 2024, com público entre MIL e CEM MIL pessoas. Por essa razão, há o número antes do gênero: número 02, representado dois filmes do gênero (um com a pior plateia e um com a melhor) e, no caso do gênero ERÓTICO, número 01, pois só houve um filme nacional desse gênero no período estudado.
Antes de partirmos para a comparação com o próximo gráfico, notem, no gráfico acima, que o gênero COMÉDIA foi aquele cujos protagonistas mais acumularam seguidores de Instagram. Mas será que esses seguidores foram ao cinema ver os filmes protagonizados por quem eles seguem? Embora a resposta seja, evidentemente, negativa, confirmemos abaixo:

*** Assim como no gráfico anterior, o gráfico acima expressa, em milhares, o público total somado do MELHOR e do PIOR filme nacional por gênero, em termos de plateia, lançados em 2023 e 2024, com público entre MIL e CEM MIL pessoas. Por essa razão, há o número antes do gênero: dois filmes por gênero, com exceção de apenas um filme de gênero erótico.
Como previsto, no acumulado, o melhor e o pior filme do gênero COMÉDIA, cujos protagonistas atraem até 60 milhões de seguidores apenas no Instagram, somente foram capazes de atrair ao cinema 60 MIL pessoas. Sem dúvida, acreditar que o público de redes sociais atrairá público para a arte não é a melhor das crenças.
***
Além das análises aqui divulgadas, a Artista BR tem investigado público de cinema em diversos outros aspectos. Os resultados desses estudos serão publicados no BOLETIM paulatina e continuamente.
***